domingo, 26 de julho de 2009

Oficina de Cinema

Estão abertas as inscrições para a JANELA CRÍTICA, oficina do festival de Janela Internacional de Cinema do Recife realizado entre 17 e 29 de outubro, Ministrada pelo crítico de cinema Luiz Joaquim, a oficina objetiva explorar conceitos relativos ao universo da crítica cinematográfica. Inscrições até 20 de setembro. Para participar é necessário enviar crítica de 25 linhas sobre um filme e dados pessoais para o mail janelacrítica@janeladecinema.com.

Trabalho Escravo

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Brasileiro aprovou o PLS 377/05 do senador Marcelo Crivela (PRB-RJ) determinando que bens públicos pertencentes à União ou a entidades da administração indireta federal não mais poderão ter nomes de pessoa vivas ou figuras históricas condenadas por exploração de mão de obra escrava. O projeto ainda irá a plenário.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Mudanças no Governo de Pernambuco

O governador Eduardo Campos, de Pernambuco, abriu, finalmente espaço no Executivo estadual para os ex-prefeitos do Recife, João Paulo (PT), e de Olinda, Luciana Santos (PCdoB). Ele ficará com a secretaria de Articulação Regional, que deve mudar para Desenvolvimento Regional. A pasta estava vaga desde o início do ano passado, com a saída de Antônio Dourado do PDT, atual prefeito de Lajedo. A Luciana Santos vai comandar a secretaria de Ciência e Tecnologia, hoje dirigida por Aristides Monteiro. Os ex-prefeitos de Salgueiro, Creuza Pereira, e de Petrolina, Odacy Amorim, ambos do PSB, também devem ser nomeados assessores do governo. Ela assumirá função no Programa Mãe-Coruja e ele no projeto de transposição do São Francisco. Ninho (PSB), ex-prefeito de Igarassu, também já é nome certo para alguma função ainda não definida no governo do Estado.

sábado, 18 de julho de 2009

Esta é a situação da Rua Professor José Brasileiro Vila Nova no Ibura Recife-PE, há mais de 10 anos. A “desculpa” para manter-se tal situação durante tanto tempo são as obras de expansão do Aeroporto Internacional dos Guararapes, que segundo informações oficias desapropriará todas as casas inclusive tendo sido realizado várias reuniões com os moradores da área. Uma boa parte dos moradores já foi retirada em uma primeira etapa, esperando os outros a resolução de sua situação. Enquanto isso não se faz obras de infra-estrutura para mais de 2000 moradores. Além da falta das ruas esburacadas, a ausência do recolhimento do lixo a falta de água nas torneiras é uma constante.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica

O Plano Nacional de Formação é destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada à LDB, oferecendo cursos superiores públicos, gratuitos, com a oferta cobrindo os municípios de 21 estados da Federação, por meio de 76 Instituições Públicas de Educação Superior, das quais 48 Federais e 28 Estaduais, com a colaboração de 14 universidades comunitárias. Por meio desse Plano, caso você ainda não possua graduação ou possua graduação em área distinta da que atua, poderá efetuar sua pré-inscrição em cursos de primeira licenciatura, de segunda licenciatura ou de formação pedagógica (para bacharéis sem licenciatura). Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão oferecidas.

Para participar do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o docente da escola pública tem de cadastrar o currículo na Plataforma Freire http://freire.mec.gov.br , onde você escolhe o curso que deseja e faz sua inscrição.

domingo, 12 de julho de 2009

Enem 7: Conteúdos do Enem 2009

Aproveite e acesse o http://www.inep.gov.br/download/enem/2009/Enem2009_matriz.pdf e fique a par dos contéudos e habilidades requeridos para o Enem 2009.

Enem 6: Sabatistas farão provas após o final do dia

Os inscritos no Enem cujas religiões guardam o sábado não precisam se preocupar – nesses casos, os inscritos deverão comparecer aos locais de prova junto com os demais, mas poderão aguardar em local próprio e só começar a responder aos cadernos de questões após o final do dia. Pede-se que os guardadores de sábado informem sua condição no sistema de inscrições do Enem 2009. Ao preencher a ficha eletrônica, basta que o participante declare que necessita de atendimento especial. Os sabatistas que já se inscreveram e não prestaram essa informação, podem fazê-lo no sistema de acompanhamento até o dia 17 de julho, final das inscrições.

sábado, 11 de julho de 2009

Manifesto Cultura e Comunicação

Dando continuidade ao nosso calendário de atividades, nesta segunda-feira, dia 13 de julho de 2009, a partir das 13:45, com concentração na Torre Malakoff, vamos realizar uma caravana em direção ao Palácio das Princesas, à Reitoria da UFPE e à Prefeitura do Recife para entregar oficialmente ao governador do Estado, ao reitor da Universidade Federal de Pernambuco e ao prefeito da Capital nosso Manifesto Cultura e Comunicação.
O que cobramos dessas autoridades é o compromisso pela instalação imediata de um processo de discussão pública, aberta, democrática dos destinos e da gestão da TV Pernambuco, das rádios e TV Universitária e da rádio Frei Caneca.
Se você é músico, compositor, cantor, artista plástico, poeta, cordelista, design, ator ou atriz, atua no audiovisual, nas artes cênicas - teatro, dança e circo -, literatura, ciclos culturais, participa de qualquer outro segmento artístico no estado e entende a comunicação como um direito humano. Compareça, participe, venha com um instrumento ou produto do teu trabalho, para mostrar em alto e bom som a força da nossa produção cultural, nosso imenso potencial e desejo de nos comunicarmos com a sociedade pernambucana.
E para dizer com todas as letras que precisamos transformar nossos canais de comunicação de estatais em públicos, onde exista controle social permanente, onde prevaleçam novos modelos de gestão pública, onde sejam contempladas a nossa riqueza e diversidade cultural. Que todos tenham espaço e presença fortes nas ondas radiofônicas e televisivas.
Vamos reafirmar que comunicação é direito essencial de todo ser humano, o que no mundo de hoje só se realiza se os meios massivos estão disponíveis para todos.

CONVITE REALIZADO POR:

- ABRAÇO (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária) – Napoleão Roab
- ABRAFIN (Associação Brasileira de Festivais Independentes) - Paulo André Pires

- ASSOC. DOS PROFESSORES DO CONSERVATÓRIO PERNAMBUCANO DE MÚSICA - Antonio Barreto Filho

- ASSOCIAÇÃO DOS SAXOFONISTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO – Alex Corezzi
- CALDEIRA CULTURAL BRASILEIRA – Arthur Emilio do Nascimento
- CENTRO DE CULTURA LUIZ FREIRE – Eduardo Homem
- ESCUTA SETORIAL DE MÚSICA DO ESTADO DE PE – Roger de Renor
- FEDERAÇÃO DE BANDAS DE MÚSICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO – Renan Pimenta Filho
- FORUM PERMANENTE DA MÚSICA DE PERNAMBUCO – Adriano Araújo
- MNDH-PE (Movimento Nacional de Direitos Humanos) – Ivan Moraes
- MOVIMENTO SAMBA AUTORAL – Paulo Cesar Mendes
- SATED-PE (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversão do Estado de Pernambuco) – Ivonete Melo
- SINDICATO DOS MÚSICOS PROFISSIONAIS DO ESTADO DE PERNAMBCO – Sara Nascimento
- SOCIEDADE DOS FORROZEIROS PÉ DE SERRA E AI – Tereza Accioly
- UBC (União Brasileira de Compositores) – Márcia Xavier

Diploma de Jornalismo

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) apresentou proposta de emenda à Constituição que já foi assinada por 191 deputados federais exigindo diploma de curso superior em jornalismo para o exercício da profissão. A proposta será encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça. A idéia é superar o impasse provocado pela decisão do Supremo Tribunal Federal dispensando a obrigatoriedade do diploma.

Greve na Educação

É certo que a greve sempre foi ao longo de muitos anos uma arma eficaz na luta pelos direitos da classe trabalhadora. Mas é necessário ponderar se é o mais eficaz quando o patrão não perde nada apenas um subjetivo prestígio político. No blog do Magno é registrado que nos últimos 11 anos ocorreram nove paralisações dos professores da rede estadual em Pernambuco, que somados equivaleriam a um ano letivo inteiro. É necessário repensar as estratégias de luta da categoria.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Maconha na Universidade Rural de Pernambuco

Foto reprodução/Tv Globo


Vendo esta semana o desenrolar da “descoberta” de que pessoas estavam fumando maconha dentro da UFRPE achei interessante dois detalhes. Primeiro o que parecia ser novidade para todo mundo. Pois não é de hoje que se fuma, se entra abertamente nos campus das universidades, que se bebe muito e que existem muitos assaltos. Fatos que são plenamente noticiados pelos vários meios de comunicação faz tempo. O outro detalhe foi à polícia federal notificar que sabia do caso, mas que não havia indícios para chegar aos responsáveis pela distribuição da droga. Quem viu a matéria deve ter notado que, quem fez as filmagens se apresenta como ex-aluno. Hora, se qualquer cidadão comum pode filmar bandidos distribuindo drogas a alunos, em plena luz do dia em uma grande universidade, por onde anda a polícia?

terça-feira, 7 de julho de 2009

Fim da Greve dos Metroviários

Acabou nesta terça-feira, a greve dos metroviários de Pernambuco. A decisão foi tomada depois da primeira audiência conciliatória entre os Sindicatos dos Metroviários e a Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), realizada nesta tarde, na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Depois do resultado do encontro em Brasília, os grevistas de Pernambuco se reuniram em assembléia no início da noite e decidiram suspender a paralisação. O metrô deve voltar ao funcionamento normal nesta quarta-feira, às 4h50.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Recife: Cidade Sitiada

Hoje ficamos literalmente ilhados, lixo por todo lado, acidentes, como o que aconteceu com um motoqueiro no semáforo em frente à Igreja do Pina, pela manhã, tão grave que mobilizou CTTU e SAMU interrompendo o fluxo de carros em direção a Boa Viagem. E muita chuva, muita mesmo cercando toda a cidade do Recife.

Em frente ao Decisão na Estância (foto acima) a aventura se realiza a muitos anos com a garotada ganhando dinheiro empurrado os carros quebrados ou vendendo as placas dianteiras dos carros levadas pela enxurrada. Fato este inclusive que já aconteceu com este blogueiro que comprou sua própria placa por R$ 4,00 em chuva anterior.


Salvo da Estância, outro grande alagamento na entrada de Afogados em frente ao quartel do exército cuja entrada estava totalmente tomada. Chamem a marinha por favor!




Voltando pelo IPSEP já não há surpresa. A Avenida Recife e ruas adjacentes estão tomadas por muito lixo, lama e a garotada se oferecendo nos sinais para empurrarem os carros antes mesmos de atolarem.

Na direção do Ibura para tentar fugir pela BR 101, atravessando a chamada pista Nova, o mangue pede seu lugar de volta usurpado pelo asfalto (foto abaixo).

Indo em frente, a obra que estava em andamento na Avenida Dois Rios - fato noticiado em nosso blog (Finalmente, 28/06/2009) - na altura do SESI do Ibura, não serviu para nada. Mesmo com a chuva dando uma pequena trégua à noite, a volta para casa também não foi fácil.

domingo, 5 de julho de 2009

Romeu Pixador

Este Romeu estava inspirado. Colocando esta apaixonada declaração de amor, provavelmente no caminho cotidiano de sua amada. Ou, muito provavelmente ela é freqüentadora tão assídua da Biblioteca Pública de Afogados que foi o meio que encontrou para a mensagem chegar ao coração da moça. Acho que ele ganharia mais pontos com ela se fosse a biblioteca para ler.

Cotas para Quem? 2

O resultado de nossa enquete sobre as cotas para acesso a universidade não chegou a causar estranheza. Em relação à pergunta se deve existir sistema de cotas nossos leitores mostraram-se divididos com 50% afirmando que deve existir o sistema de cotar e 50% afirmando que não deveria existir. Quando perguntamos se o sistema de cotas deveria privilegiar o aluno de escola pública ou por critério étnico-racial a resposta foi contundente com 100% afirmando que existindo sistema de cotas deveria ser exclusivamente para os alunos oriundos das escolas públicas.

Copa do Mundo e Investimento 2

O Governo Federal negocia com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) um crédito de US$ 1 bilhão para as 12 cidades brasileiras que terão jogos da Copa de 2014. O anúncio foi feito pelo Ministro do Turismo, Luiz Barreto em um encontro com prefeitos das cidades-sede dos jogos.

Luiz Barreto - Ministro do Turismo

Exame Supletivo

Estão abertas as inscrições para o exame supletivo 2009 da Secretaria Estadual de Educação. Inscrições apenas pelo site www.educacao.pe.gov.br.

Câmeras nas Escolas

Projeto de lei do deputado José Alves (PDT) esta em tramitação na Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco que torna obrigatória a instalação de câmeras nas escolas estaduais. O objetivo é coibir furtos, depredações, tráfico e agressões físicas que são alvo professores, funcionários em geral e alunos que desejam realmente estudar.

sábado, 4 de julho de 2009

Gratuidade para Concursos

Proposta de Emenda Constitucional (PEC 19/08) do Senador Paulo Paim (PT-RS) que foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado brasileiro irá a plenário e, se aprovada, determinará que desempregados e trabalhadores com remuneração igual ou inferior a dois salários mínimos podem ficar isentos de taxa de inscrição em concursos públicos.

CPI das ONG'S

Procurador do Ministério Público Lucas Furtado, contou à CPI das ONG’S que o governo federal não fiscalizou o repasse de R$ 12,5 bilhões feitas a entidades espalhadas por todo país. Do total, 39% foram repassados pelo Ministério da Educação.

Estimular Crime Duplica a Pena

Esta em pauta na Comissão de Constituição e Justiça do Senado brasileiro emenda à Constituição que reduz para 16 anos a menoridade penal, além disso prevê a duplicação da pena do agente que utilizar menores de idade para praticar crimes.

Artes Visuais

Estão abertas as inscrições para as bolsas de incentivo do SPA das Artes 2009 no Recife. O evento municipal acontece entre os dias 13 e 19 de setembro. Cada artista ou grupo receberá uma bolsa de R$ 1500 para desenvolver seu trabalho. As propostas deverão ser entregues até o dia 15 de agosto. Regulamento é ficha de inscrição estão no site www.recife.pe.gov.br.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Enem 5

Até a presente data mais de 100 mil pessoas se inscreveram para participar do Enem. Em 2008 nas universidades federais 53 mil candidatos lutaram por 8 mil vagas. As inscrições continuam abertas até o dia 17 de julho pelo site www.inep.gov.br.

Árbitro Doutor

Parece piada, mas temos uma novidade no futebol. A Federação Pernambucana de Futebol, através de seu presidente, visando melhorar o nível da arbitragem, que anda cada dia mais malhada pelos times, resolveu exigir pós-graduação em arbitragem a partir do próxima temporada. A CBF exige, hoje, que o candidato a árbitro tenha nível superior e conheça as regras de futebol. Que interessante isso não? Para ser jornalista não é necessário diploma, mas para árbitro, um diploma é pouco tem que ter pós. Vai entender!

Consumo de Bebidas Alcoólicas em Coletivos

Desde o dia 29 do corrente mês que baseado na lei 13.827/09 esta proibido o consumo de bebida alcoólica nos ônibus do Estado de Pernambuco. Ora, não é difícil ver nos coletivos passageiros com suas latinhas que “delicadamente” são jogadas nas ruas pelas janelas após devidamente esvaziadas. O Grande Consórcio de Transporte (ex-EMTU) afirma que haverá campanha de conscientização para o usuário não beber. Ótimo, mas quem vai obrigar o passageiro bêbado a descer do ônibus?

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mudanças no Ensino Médio

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta terça-feira, em Brasília, por unanimidade, a proposta do Ministério da Educação (MEC) para mudar a grade curricular do ensino médio. A intenção é que a atual estrutura curricular - organizada em disciplinas fragmentadas - seja substituída pela organização dos conteúdos em quatro eixos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura, a fim de promover um maior diálogo entre as disciplinas para que os conteúdos ensinados ganhem maior relação com o cotidiano e façam mais sentido para os alunos. Outra mudança a ser estimulada é a flexibilidade do currículo: 20% da grade curricular deve ser escolhida pelo aluno. O texto também prevê o aumento da carga horária mínima do ensino médio - de 2,4 mil horas anuais para 3 mil - além do foco na leitura. A proposta ainda estimula experiências que instiguem a participação social dos alunos, além do desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de preparação para o mundo do trabalho. O MEC planeja implantar o projeto em 2010 em ao menos 100 escolas para avaliar o efeito das mudanças.

Fora Sarney


O PDT - Partido Democrático Trabalhista - foi o primeiro partido no Congresso Nacional a apoiar a saída do Senador José Sarney da presidência do Senado.

José Sarney - Presidente do Senado




quarta-feira, 1 de julho de 2009

Descontos sobre o salário mínimo

Impostos é taxas são coisas de gente que tem dinheiro não é verdade? Mas veja na tabela abaixo quanto um cidadão que vive de salário mínimo paga de impostos!

Especificação

% Mínimo

Desconto p/INSS

7,65%

Imposto Sindical

0,28%

Tributos sobre Consumo

22,77%

Outros Tributos Indiretos

8,98%

Renda Real após Tributação

62,84%

Tributação Total

37,16%

Teatro

Estão abertas incrições, com 25 vagas, para o Curso de Iniciação Tetral ministrado pelo diretor Carlos Salles no Teatro Barreto Júnior, Pina, aos sábados, das 09:00 às 12:00, de 1º de agosto a 19 de dezembro. Info: (81) 32323054.

Vestibular da UPE

Inscrições para o vestibular da Universidade de Pernambuco - UPE poderá ser feita pelo site www.upenet.com.br até o dia 30 de julho. A taxa de inscrição é de R$100,00 que deverá ser paga nas casas lotéricas. As provas serão em trê dias: 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. As novidades ficam por conta da inclusão das disciplinas de sociologia e filosofia e pela mudança no sistema de cotas em que 20% das vagas estarão destinadas a alunos que fizeram tanto o fundamental II quanto o Ensino Médio unicamente nas redes públicas.