domingo, 27 de fevereiro de 2011

Quem é Khadafi

A Líbia havia sido colonizada pela Itália, que tinha a pretensão de "fechar" um "portão aquático" no mar Mediterrâneo, entre o Mediterrâneo Ocidental e o Mediterrâneo Oriental, tendo seus eixos entre a Itália e a Líbia. Em 24 de Dezembro de 1951, a Líbia declara independência perante a Itália e constitui um reino, tendo Idris I como rei.
Idris I, nascido como Sidi Muhammad Idris al-Mahdi al-Senussi foi o primeiro rei da Líbia, desde a sua independência, em 24 de Dezembro de 1951 até 1 de Setembro de 1969, quando se deu a revolução líbia e consequente queda de seu governo.
Em 1 de Setembro de 1969 ocorre a revolução líbia, tendo como líder, Al Magrabhi e posteriormente Muammar al-Gaddafi, que instala o golpe de estado e depõe o regime monárquico de quase 18 anos. Idris I havia se licenciado do trono líbio para cuidar de problemas de saúde, indo fazer tratamentos na Grécia e no Egito. Em seu lugar, como rei-em-exercício, deixará seu sobrinho, Príncipe. O rei deposto se exila no Egito, onde até a data de sua morte.
Al-Gaddafo ou Khadafi que na juventude, integrara a Academia Militar de Benghazi, aps 17 anos, segunda principal cidade do país, e também integrou a Real Academia Militar (The Royal Military Academy) em Sandhurst, na Inglaterra assume o controle da revolução na qualidade de presidente do conselho da revolução, nacionalizou a indústria do petróleo e converteu-se no primeiro representante do pan-islamismo. Nas décadas de 1970 e 1980 apoiou diversos grupos islâmicos de libertação nacional no Terceiro Mundo.
Em seu Livro Verde, lançado nos anos 1970, Gaddafi expôs sua filosofia política, apresentando uma alternativa nacional ao socialismo e ao capitalismo, combinada com aspectos do islamismo. Em 1977, criou o conceito de Jamahiriya ou "Estado das massas", em que o poder é exercido através de milhares de "comitês populares". No que ele chamava de socialismo arábe.
Inicialmente Gaddafi retirou da Líbia todos os americanos vindos através da aliança entre Idris I e os EUA, fechou as danceterias, bordéis e bares trazidos pelos americanos, impondo à toda Líbia respeito aos preceitos e morais do islamismo, proibiu a exportação de petróleo para os EUA e confiscou propriedades internacionais.
Durante muito tempo fora acusado de financiar o terrorismo internacional. Fora acusado pela comunidade internacional pelo atentado de Lockerbie, ataque terrorista ao vôo 103 da Pan Am em 21 de dezembro de 1988. O avião Boeing 747-121 partira do Aeroporto de Londres Heathrow em Londres com destino a Nova Iorque, e explodiu no ar logo acima da cidade escocesa de Lockerbie, matando 270 pessoas (259 no avião e 11 na terra) de 21 nacionalidades diferentes. . Na década de 2000, al-Gaddafi pagou integralmente indenizações às famílias dos mortos pelo atentado o que lhe abriu, novamente, as portas evitando a pecha de pária que seu pais levava desde então. Desta forma, com o apoio velado da comunidade interncional interessada no petroleo líbio se manteve no poder até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário