segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Regras do Basquete de Quadra

Regras 2010 Estão disponíveis no site da Federação Internacional de Basketball (www.fiba.com) as regras do basquete em vigor desde 2010. As mudanças foram aplicadas a partir de outubro de 2010 para as competições internacionais (olimpíadas, mundiais e campeonatos continentais). Já os campeonatos nacionais terão até outubro de 2012 para se adaptarem às novas regras. As principais alterações dizem respeito às demarcações de quadra e à regra dos 24 segundos. ALTERAÇÕES NAS REGRAS DE BASQUETEBOL As decisões do Comitê Central marcam a tentativa de unificação das diferentes regras existentes, visando uma Regulamentação única para o basquete em todo o mundo. Confira abaixo o resumo das mudanças aprovadas, que inclui modificações históricas como a extensão da linha de três pontos (em vigor desde 1984) e a mudança no formato de trapézio para retangular da área restritiva (em vigor desde os anos 50). Regras Oficiais do Basquetebol 2010 As mudanças abaixo mencionadas entraram em efeito como se segue: Para Competições de Alto Nível (Nível 1) (Principais Competições Oficiais da FIBA: Torneios Olímpicos, Campeonatos Mundiais Masculinos e Femininos, Mundiais Sub-19 e Sub-17 Masculinos e Femininos e Campeonatos Continentais Masculinos e Femininos): A partir de 1º de outubro de 2010, isto é, após os Campeonatos Mundiais da FIBA em 2010. Para as Competições de Nível Médio (Nível 2) (Todas as demais Competições Oficiais da FIBA, bem como as Competições de Alto Nível das Federações Nacionais): A partir de 1º de outubro de 2012, ou seja, após os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Art. 2.2.3 Linhas de lances-livres e Áreas Restritivas As áreas restritivas serão áreas retangulares marcadas na quadra de jogo. A área restritiva (três segundos) deverá ser um retângulo (não mais um trapézio) como mostra o Diagrama 1 abaixo.
Art. 2.2.4 Área de cesta de três pontos A distância da linha de três pontos será de 6,75m (e não mais de 6,25 como no momento). Art 2.2.6 Linhas para Reposição na Lateral As duas pequenas linhas deverão ser marcadas na margem externa da quadra, no lado oposto ao da mesa de controle e das áreas de banco, com sua margem mais distante afastada 8,325m da margem interna da linha final; ou seja, alinhada ao topo da linha de três pontos. Durante os últimos dois minutos da partida e dos períodos extras, seguindo um tempo debitado concedido para o time que tenha o direito a uma reposição de bola na sua quadra de defesa, o arremesso de fora para dentro subseqüente será dado do lado oposto ao da mesa de controle, da “linha de reposição” e não mais da linha central estendida. Art. 2.2.7 Semicírculos nos quais não serão consideradas/marcadas cargas ofensivas. Os semicírculos nos quais não serão consideradas as cargas ofensivas deverão ser marcados na quadra de jogo com a margem interna deles estando a 1,25m do ponto central da cesta (em projeção no piso). Uma falta ofensiva (carregar) nunca deverá ser marcada caso o contato do atacante ocorra com um defensor que esteja dentro do semicírculo. Art. 29 Vinte e quatro segundos Se a reposição for administrada na quadra de defesa, caso exigido pelas regras respectivas, o relógio de 24 segundos deverá ser retornado para 24 segundos. Se a reposição for administrada na quadra de ataque, caso exigido pelas regras respectivas, o relógio de 24 segundos deve ser ajustado como se segue:  Se o relógio mostra que faltam 14 segundos ou mais no momento em que o jogo é paralisado, ele não deverá ser ajustado e permanecerá o mesmo tempo.  Se restarem 13 segundos ou menos no aparelho de 24 segundos no momento em que o jogo é paralisado, o relógio deve ser ajustado para 14 segundos. Fonte: CBB

domingo, 25 de setembro de 2011

Nutrição para atletas

• aumentar a ingestão de água, pura ou na forma de sucos, principalmente durante e após a atividade física; • consumir maior quantidade de fontes de carboidratos (massas, cereais em geral, pães etc), dando preferência para aquelas não tem gordura; • evitar gorduras sob todas as formas, tomando cuidado com a “gordura invisível” nos alimentos (maionese, embutidos de carne, queijos amarelos etc) • não exceder no consumo de proteínas (carnes de qualquer tipo, leite e derivados, ovos etc) • ingerir boas fontes de fibra nas refeições (cereais integrais, pão e arroz integral, cascas, talos e bagaços de frutas e vegetais, grãos com casca), uma vez que estas têm efeito de propiciar uma liberação mais lenta da glicose para o sangue, fornecendo energia ao organismo de forma gradativa, o que é extremamente favorável para o atleta; • evitar excesso de açúcar e/ou alimentos açucarados (o mel tem sido estudado como uma forma melhor de repor energia para o atleta do que o açúcar branco, mas é necessário observar, antes, se há alergia ao produto); • evitar sal em excesso, pois o mesmo aumenta a necessidade de água pelo organismo, assim como pode contribuir para elevação da pressão arterial em pessoas predispostas, o que é altamente prejudicial para o atleta; • evitar refrigerantes; • aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras; • ingerir leite ou similar (iogurte, coalhada ou queijo branco) em uma proporção mínima de dois copos ao dia; • evitar molhos picantes e gordurosos; • na véspera da competição, ingerir grande quantidade de massas (carboidratos) e reduzir ainda mais o consumo de gordura; • a mesma orientação anterior serve para a reposição energética após a competição, sendo que, nesse caso, é necessário aumentar a ingestão de líquidos; • sucos de frutas adoçados e adicionados de uma pitada de sal ou água de coco são excelentes repositores para as perdas de água e sais minerais derivadas da transpiração durante a atividade física; • logo após a atividade, principalmente após a competição, não ingerir alimentos ricos em gordura ou proteínas, dando preferência a frutas (principalmente ácidas), hortaliças e fontes de carboidratos; • não usar bebidas alcoólicas.

sábado, 3 de setembro de 2011

Conhecendo a História através dos Museus

O Projeto Conhecendo a História através dos Museus, versão 2011, realizado com os alunos da Escola Estadual Ariano Suassuna, Recife-PE
– tem sido realizado em conjunto pelos professores de história, geografia, língua portuguesa, matemática e biologia, tem por objetivo pesquisar a criação e exploração de estratégias lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da história e da sociologia durante visitas orientadas em exposições didáticas organizadas para alunos do Ensino Médio. Com o intuito de aproximar o educando e a comunidade da história do Estado e do País por meio da realização de visitas a museus. O grupo de alunos e professores que participam do projeto tem sido isentados da taxa de visitação. As visitas contam com o acompanhamento de um monitor que media o contato dos alunos com o espaço. Há possibilidade da cessão de uma sala para realização de oficinas e atividades voltadas aos educandos, propostas conjuntamente pela equipe do Museu e de professores. O tempo previsto das visitações tem sido de uma hora à uma hora e meia. Tendo como objetivos gerais: - Desenvolver uma metodologia lúdica na educação em museus para o público em fase escola, visando a criação de experiências significativas; - Resignificar para os alunos a experiência de uma visita a museu e dessa forma estimular o desejo de voltar a este e a outros espaços culturais; - Ampliar, com qualidade, o tempo de permanência ativa dos alunos nas visitas orientadas às exposições; - Desenvolver a formação dos alunos para o uso da metodologia proposta; - Propiciar uma visita lúdica e formativa; - Estimular o hábito da visita a museus e instituições culturais; - Contribuir para o resgate da história do município e do Estado; - Apresentar noções de patrimônio; - Desenvolver princípios de educação patrimonial junto aos educandos; - Desenvolver a noção de consciência histórica; - Fomentar o senso crítico dos alunos; - Contribuir para o exercício pleno da cidadania.